24/03/2023 às 10h24 - atualizada em 24/03/2023 às 15h33
Acta
MACEIO / AL
No mês da consciência sobre o combate ao Papiloma Vírus Humano (HPV), a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau) reforça a importância da vacinação contra a doença e traz uma novidade. A partir de agora o imunizante, que está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 102 municípios alagoanos, passou a ser disponibilizado na mesma faixa etária para meninos e meninas, ou seja, entre 9 anos de idade até os 14 anos.
Inicialmente a faixa etária era disponível somente para meninas. O Ministério da Saúde (MS), entretanto, desde setembro de 2022, ampliou a vacinação contra HPV para meninos de 9 e 10 anos e, recentemente, fez nova ampliação, aumentando quatro anos e igualando a faixa etária já preconizada para as meninas.
O HPV é um vírus que contamina pele ou mucosas de forma oral, genital ou anal, tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas anogenitais e câncer, a depender do tipo de vírus. A infecção pelo vírus não apresenta sintomas na maioria das pessoas e, em alguns casos, pode ficar de meses a anos sem manifestar sinais visíveis a olho nu.
A vacinação é considerada pelo MS uma estratégia de prevenção e deve ser aplicada mesmo antes da adolescência. Isso porque, conforme explica o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, é mais benéfica antes do início da vida sexual. "A vacina reduz a chance de doenças provocadas pelo vírus, como cânceres do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis, boca e garganta. Ela também evita o surgimento de verrugas genitais", salientou o gestor da saúde estadual, ao conclamar os pais de crianças e adolescentes para vacinarem seus filhos.
FONTE: Ascom Sesau
Há 12 horas
Mãe de Deolane Bezerra vomita ao vivo durante podcastHá 12 horas
Mar 'engole' 70 metros do alargamento em Balneário CamboriúHá 12 horas
Supremo tem quatro votos para dar vaga de Deltan a suplente do PodemosHá 13 horas
Dia Nacional da Imunização alerta para baixas coberturas vacinaisHá 13 horas
Nos EUA, Netflix tem aumento de novos assinantes após barrar compartilhamento de senhas