Terça, 16 de julho de 2024
82 99669-5352
Interior

04/06/2023 às 15h20

Acta

MACEIO / AL

Mais de 500 estudantes participam da Caminhada Literária de Viçosa
Objetivo da ação é desenvolver hábitos de leitura e da escrita, além de promover a integração entre escritores
Mais de 500 estudantes participam da Caminhada Literária de Viçosa
Banda de pífanos ainda animou o percurso repleto de cultura e alegria (Foto: Severino Carvalho)

Mais de 500 estudantes participaram, nesse sábado (3), da Caminhada Literária. O evento foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e integra a programação do projeto interdisciplinar “Trilha da Leitura: desbravando Viçosa, o lugar onde eu vivo”, iniciado em 27 de fevereiro e que segue com o calendário de atividades até 21 de setembro.


A Caminhada Literária de Viçosa teve início por volta das 9 horas, com concentração e saída da Praça Apolinário Rebelo, onde a Camerata de Violino da Escola de Música e Arte Antônio Barros se apresentou.


Foram sete paradas e, em cada uma delas, havia um escritor a postos para apresentar a sua obra e informações sobre a história e a cultura do município, conhecido como “Atenas das Alagoas”. A Banda de Pífanos do Mestre Bia animou todo o percurso, encerrado com a apresentação do Guerreiro Mirim Paulo Brandão.


“Essa caminhada tem como objetivo desenvolver hábitos de leitura e escrita, mas principalmente de promover essa troca de experiências entre os escritores viçosenses e os nossos alunos”, explicou a secretária municipal de Educação, Iolanda Tenório.


O escritor e poeta popular Audálio Honorato abriu a Caminhada Literária. Ele falou sobre a fundação de Viçosa, que possui 191 anos de história; e declamou versos do livro ‘Viçosa Viva’, lançado por ele em 2006.


Ao final da Caminhada Literária, Honorato foi procurado por diversos estudantes, ávidos por conhecimento. Ana Heloísa, aluna do 6º ano da Escola Municipal São José, foi uma delas. Pediu autógrafo ao escritor, por quem tem admiração.


“Acho muito bom o trabalho dele, chamativo e inspirador. Achei bom, me inspirei muito para fazer os meus livros. Estou produzindo um em homenagem aos escritores, que se chama o ‘Sonho de Ser uma Escritora’”, revelou Ana Heloísa.


“Não tem dinheiro que pague isso: essa aproximação das pessoas, esse carinho que as pessoas têm por você. Além do autógrafo, fui procurado por pessoas em busca do meu livro e que queriam saber como guardo essas histórias todas na memória”, disse Audálio.


Ele parabenizou a Prefeitura de Viçosa, por meio da Secretaria Municipal de Educação, pela realização do evento, que também contemplou estudantes da rede privada e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal).


“Isso é de fundamental importância para o futuro cultural da Viçosa. Nesses jovens que hoje pedem autógrafos, fazem fotos, é neles que estão depositados a confiança, a esperança, a crença, o respeito pela cultura. Daqui vão sair diversos poetas e escritores. Hoje é um dia muito importante para a minha vida e por isso estou muito feliz”, acrescentou Honorato.


Além dele participaram da Caminhada Literária os escritores Francisco Bahia, Merandolina Pereira de Melo, Fernando Alves, Edileuza Vilela, Wagner Accioly, Rosineide Pedro e Paulo Lourenço.


O prefeito de Viçosa, João Victor; e a primeira-dama e secretária municipal de Cultura, Jéssica Pedrosa, prestigiaram o evento.


“Esse incentivo à leitura dado pela Secretaria Municipal de Educação é muito importante para formação intelectual de nossos estudantes. Estou muito feliz em poder, também, participar desse momento e de incentivar e apoiar essa iniciativa”, afirmou João Victor.


“A gente que trabalha com Educação quando chega à Viçosa, considerada a Atenas das Alagoas, e vê toda essa movimentação dos alunos, todos voltados à Trilha Literária, é motivo de muita satisfação. Essa não é apenas uma trilha literária, é uma trilha cultural, porque estamos aqui hoje conhecendo as músicas, a história, a geografia e a poesia da cidade. Estou muito feliz em estar aqui, ganhei o meu final de semana com um evento tão maravilhoso”, confidenciou o diretor-geral da Faculdade Estácio de Alagoas, Adriano Rodrigues, que também prestigiou o evento.


Programação prossegue


A coordenadora-geral dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ana Patrícia Vasconcelos Tenório, idealizadora do projeto, lembra que o calendário de atividades da Trilha da Leitura continua até o dia 21 de setembro.


“Daremos a continuidade com o Percurso Literário que terá a presença dos escritores nas escolas, conversando com os estudantes e apresentando suas obras literárias”, destacou ela.


O Percurso Literário acontece, nesta terça-feira (6), a partir das 8h30, na Escola Municipal Pedro Carnaúba. Depois será a vez da Escola Municipal Alegria e Esperança receber os escritores, em data ainda a ser definida.


Já em 25 de julho será realizado o “Dia D do Escritor”.


“Será um momento muito importante porque os alunos trarão e apresentarão as suas atividades e as suas produções. Esse Percurso Literário é justamente para o incentivo à leitura e à produção textual”, acrescentou a coordenadora.


A programação da “Trilha da Leitura: desbravando Viçosa, o lugar onde eu vivo” se encerra no dia 21 de setembro, quando os trabalhos produzidos durante todo o projeto interdisciplinar serão apresentados à população viçosense, juntamente com a comunidade escolar.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados