Sábado, 18 de maio de 2024
82 99669-5352
Geral

13/09/2023 às 18h08

Derek Gustavo

Maceió / AL

IMA fiscaliza irregularidades em frigorífico em Rio Largo
Denúncia aponta para descarte inadequado de rejeitos e vazamento de poluentes para riacho.
IMA fiscaliza irregularidades em frigorífico em Rio Largo
Equipes do IMA fiscalizaram frigorífico em Rio Largo. FOTO: reprodução

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) estiveram nesta quarta-feira (13) no Frigorífico MAFRIPS, em Rio Largo, para averiguar uma denúncia de irregularidades e práticas prejudiciais ao meio ambiente.


De acordo com informações recebidas pelo Portal Acta, a empresa estaria despejando sangue e esterco de forma irregular, o que poderia provocar a contaminação do lençol freático.


Além disso, a denúncia dá conta de que o frigorífico estaria operando com capacidade acima da permitida pelo IMA. Na homologação do funcionamento, foi permitido o abate de 3.500 animais por mês. No entanto, o abate tem sido de 5 mil animais, o que sobrecarrega a Estação de Tratamento de Efluentes e provoca o derramamente de poluentes no riacho Urtiguinha, que desemboca na Lagoa Mundaú.


Urubus também causa problemas


Ainda de acordo com a denúncia, a existência de urubus sobrevoando o local também traz riscos, já que o frigorífico fica próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares.


O choque entre essas aves e as aeronaves que pousam e decolam do local pode provocar sérios acidenttes.


O que diz o IMA


Em nota, o IMA informou que as equipes que foram ao local recolheram amostras de água, que serão analisadas. A depender do resultado, os responsáveis pelo frigorífico podem ser punidos.


Confira a nota na íntegra:


O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) enviou ao local equipes de fiscalização e do laboratório, na manhã desta quarta-feira [13[. Foram feitas vistorias e coletas de água. O material vai passar por análise e só depois dos resultados o órgão vai adotar todas as medidas cabíveis.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados