13/09/2023 às 18h08
Derek Gustavo
Maceió / AL
Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) estiveram nesta quarta-feira (13) no Frigorífico MAFRIPS, em Rio Largo, para averiguar uma denúncia de irregularidades e práticas prejudiciais ao meio ambiente.
De acordo com informações recebidas pelo Portal Acta, a empresa estaria despejando sangue e esterco de forma irregular, o que poderia provocar a contaminação do lençol freático.
Além disso, a denúncia dá conta de que o frigorífico estaria operando com capacidade acima da permitida pelo IMA. Na homologação do funcionamento, foi permitido o abate de 3.500 animais por mês. No entanto, o abate tem sido de 5 mil animais, o que sobrecarrega a Estação de Tratamento de Efluentes e provoca o derramamente de poluentes no riacho Urtiguinha, que desemboca na Lagoa Mundaú.
Urubus também causa problemas
Ainda de acordo com a denúncia, a existência de urubus sobrevoando o local também traz riscos, já que o frigorífico fica próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares.
O choque entre essas aves e as aeronaves que pousam e decolam do local pode provocar sérios acidenttes.
O que diz o IMA
Em nota, o IMA informou que as equipes que foram ao local recolheram amostras de água, que serão analisadas. A depender do resultado, os responsáveis pelo frigorífico podem ser punidos.
Confira a nota na íntegra:
O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA-AL) enviou ao local equipes de fiscalização e do laboratório, na manhã desta quarta-feira [13[. Foram feitas vistorias e coletas de água. O material vai passar por análise e só depois dos resultados o órgão vai adotar todas as medidas cabíveis.
Há 12 minutos
Megasena: aposta de AL acerta 5 números e leva R$ 105 milHá 3 horas
Flamengo demite Jorge SampaoliHá 2 horas
VÍDEO: Asssista ao Jornal do Acta desta quinta-feira, 28/09/23Há 5 horas
VÍDEO: Blogueira Maria Aparecida é hostilizada por empresária em MaceióHá 5 horas
Governador anuncia início das tratativas para instalar mais uma unidade do Resort Vila Galé em Alagoas