Terça, 16 de julho de 2024
82 99669-5352
Geral

18/09/2023 às 11h27 - atualizada em 18/09/2023 às 14h39

Acta

MACEIO / AL

Espetáculo teatral será lançado às margens do Rio São Francisco, na cidade de Piaçabuçu
Peça é estrelada pela multiartista Linete Matias e promete encantar o público no povoado de Potengy
Espetáculo teatral será lançado às margens do Rio São Francisco, na cidade de Piaçabuçu
Foto: Assessoria

“O dia é do pescador, mas a noite é da Encantada.” É assim, na beira do Rio São Francisco, mais precisamente no povoado Potengy, zona rural de Piaçabuçu - Alagoas onde se passa o espetáculo solo de teatro “Nega D’água”, criado para multiartista e pesquisadora Linete Matias. A estreia acontecerá na noite do dia 30 de Setembro.


A montagem do espetáculo “Nega d’água”, uma dramaturgia de Bruno Alves, é desenhada a partir dos contos “Fofão, o Nego d’água e Neguinha d’água, escritos por Linete Matias e alimentado com pesquisa oral que Linete vem desenvolvendo oficialmente desde 2011 e não oficialmente desde sua infância acerca desses seres encantados conhecidos por Caboco d'água, cumpadi d'água, Fofão, Nego d'água... ser, morador de águas profundas, protetores das águas e dos seres que nela habita.


Apesar do imaginário local evocar o encantando masculino, Linete, nesse espetáculo centraliza e dá foco a força feminina da encantada Nega d'água. Aqui nesse processo, Linete emerge com a figura do feminino que é tão pouco falado e por muito inexistente. A Nega D’água existe e é forte como uma mulher, é forte como uma mãe ao defender e querer perto suas crias.


Além de retratar essa criatura encantada do Velho Chico, o espetáculo trás as referências de moradores que constroem suas vidas em torno dessas águas. São homens, mulheres e crianças que também são protetores do rio, abordando assim a questão da importância da educação socioambiental, ao mesmo tempo que possibilita a vivência cênica aos moradores do povoado Potengy, fomentando a produção artística na cidade de Piaçabuçu e a divulgação de um lugar rico em arte, cultura e belezas naturais, porém pouco conhecido pela sociedade Alagoana.


Em cena, Linete Matias nos levará até a beira do Rio São Francisco, onde envolvidos na dramaturgia, o público é pescado por 4 personagens, Maria, Peloquinha, Voz Molhada e Nega D’água, que chamam a todos para a estreia na noite do dia 30 de setembro de 2023.

FONTE: Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados