01/10/2023 às 11h46 - atualizada em 03/10/2023 às 15h11
Alberto Lima
Maceió / AL
Nestes tempos frenéticos, onde a busca pelo sucesso muitas vezes parece suplantar o valor das relações humanas, é uma pergunta que ecoa nos corações e mentes de muitos: "Você é amado ou você é útil?" Parece haver uma tensão crescente entre o desejo de ser apreciado por quem somos e a necessidade de provar nosso valor através de nossas realizações.
Nosso mundo moderno, impulsionado pela tecnologia e pela economia, frequentemente nos pressiona a demonstrar nosso valor através de conquistas tangíveis. Seja no ambiente de trabalho, nas redes sociais ou até mesmo em nossos círculos pessoais, somos bombardeados com a ideia de que precisamos "fazer" algo para sermos valorizados. Essa ênfase no "fazer" muitas vezes obscurece a importância do "ser".
Ser amado é uma necessidade humana fundamental. Anseiamos por conexões genuínas, por relacionamentos que nos aceitem e nos valorizem pelo que somos, independentemente de nossa utilidade. No entanto, a cultura moderna muitas vezes nos incentiva a sacrificar essas conexões em nome da produtividade, da eficiência e da competição.
A verdade é que a resposta à pergunta "Você é amado ou você é útil?" não precisa ser um ou outro. Pode ser ambos. Não devemos sacrificar nossa autenticidade e relacionamentos por conquistas materiais, mas também não devemos subestimar o valor de contribuir para o mundo de maneiras significativas.
A chave está em equilibrar esses dois aspectos de nossas vidas. Devemos buscar relacionamentos baseados no amor e na aceitação, ao mesmo tempo em que continuamos a buscar nossos objetivos e contribuir para o bem-estar da sociedade. Afinal, ser amado por quem somos e ser útil para os outros são dois aspectos cruciais da experiência humana.
Então, da próxima vez que se perguntar se é amado ou útil, lembre-se de que não precisa escolher entre os dois. Em um mundo ideal, você pode ser ambos, e é nessa harmonia que encontramos significado e satisfação verdadeiros. O amor e a utilidade não são mutuamente exclusivos; eles são complementares, tornando nossa jornada pela vida mais rica e significativa.
Há 3 minutos
Exame toxicológico deve confirmar suposto envenenamento de professora de São BrásHá 41 minutos
Acusado de fazer sexo na praia de Ponta Verde é afastado do Curso de DelegadosHá 1 hora
Incêndio atinge carrinho de churros na Jatiúca, em MaceióHá 1 hora
Semarh emite aviso sobre continuidade da baixa umidade no Agreste, Sertão e Sertão do São FranciscoHá 2 horas
Avenida Humberto Mendes é interditada para obras do Renasce Salgadinho