domingo, 25 de fevereiro de 2024
82 99669-5352
Tecnologia

15/11/2023 às 12h38 - atualizada em 15/11/2023 às 15h12

Alberto Lima

Maceió / AL

Pesquisadores alertam para o risco de apagão global da internet em 2024
Causa será a supertempestade solar
Pesquisadores alertam para o risco de apagão global da internet em 2024

O professor da Universidade George Mason, Peter Becker, especialista em criar sistemas de alerta sobre atividades solares prejudiciais, aponta que o Ciclo Solar 25, que está previsto para ocorrer em 2025, pode começar já em 2024.


Becker explica que uma supertempestade solar é uma ejeção de massa coronal (EMC) que ocorre quando o Sol libera uma grande quantidade de partículas carregadas, como elétrons e prótons. Essas partículas podem atingir a Terra e causar danos à infraestrutura, incluindo a internet.


“A internet atingiu a maioridade numa época em que o sol estava relativamente calmo e agora está entrando numa época mais ativa”, disse Becker ao site Insider Paper. “Essa é a primeira vez em que o aumento da atividade solar convergiu com o crescimento da dependência da internet pelos seres humanos”.


Se uma supertempestade solar atingir a Terra em 2024, as consequências podem ser graves. As partículas carregadas da EMC podem danificar satélites, redes elétricas e cabos de fibra óptica, causando um apagão global da internet.


Os reparos podem levar meses para serem concluídos, o que significa que a sociedade mundial seria profundamente afetada.


Becker explica que a EMC pode ser direcionada para qualquer parte do espaço, e que só saberemos se ela virá de encontro à Terra entre 18h e 24h antes.


O Centro de Previsão do Clima Espacial do Escritório Nacional de Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) está monitorando a atividade solar e atualizará as previsões à medida que mais informações forem coletadas.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados