domingo, 25 de fevereiro de 2024
82 99669-5352
Política

04/12/2023 às 17h32 - atualizada em 05/12/2023 às 10h02

Acta

MACEIO / AL

Caos em Maceió faz Pacheco passar a apoiar CPI da Braskem, segundo aliados
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) busca apoio também do governo federal e vai levar Lula a Maceió depois da COP.
Caos em Maceió faz Pacheco passar a apoiar CPI da Braskem, segundo aliados
Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. FOTO: REUTERS/Adriano Machado

Alvo de impasse desde novembro, a comissão parlamentar de inquérito proposta para investigar a atuação da Braskem em Maceió deve, finalmente, ser instalada. A mobilização política ganhou corpo após a comprovação de que a atividade da mineradora levou a um caos na capital alagoana, após intensa exploração de sal-gema na região. A apuração é da jornalista Daniela Lima, da Globo News.


Ao menos seis bairros correm o risco de afundar e a cidade está em "alerta de colapso". A iminência de uma tragédia sem precedentes em área urbana no Brasil acabou dando tração à articulação da CPI.


Segundo aliados, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, telefonou a senadores do Alagoas no fim de semana e prometeu passar a atuar pela instalação da CPI.


A comissão teve assinaturas suficientes para ser instalada, mas até agora só o MDB indicou membros para o colegiado. Os demais partidos ainda não ofereceram nome.


Com o apoio, a meta dos representantes de Alagoas é instalar a CPI, escolher relator e aprovar, ainda este ano, um plano de trabalho.


Principal entusiasta da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) também busca apoio do governo federal. Ele terá uma reunião amanhã com o vice-presidente Geraldo Alckmin e, na volta da COP, vai levar Lula a Maceió.


De Dubai, o presidente confirmou que deseja ir pessoalmente ao local.

FONTE: g1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados