domingo, 21 de abril de 2024
82 99669-5352
Saúde

20/02/2024 às 08h14 - atualizada em 20/02/2024 às 09h59

Acta

MACEIO / AL

Arapiraca e Rio Largo recebem equipes do Hemoal para coletas externas de sangue nesta terça (20)
Ações visam facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação de sangue
Arapiraca e Rio Largo recebem equipes do Hemoal para coletas externas de sangue nesta terça (20)
Ações visam facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação de sangue. Foto: Carla Cleto - Ascom Sesau

Os municípios de Arapiraca e Rio Largo recebem, nesta terça-feira (20), equipes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para coletas externas de sangue. As ações simultâneas visam facilitar o acesso dos alagoanos que desejam se candidatar à doação voluntária.


Em Arapiraca, a ação ocorrerá na Praça Marques da Silva, no Centro, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Já em Rio Largo, a iniciativa vai ocorrer das 8h às 16h, na lanchonete Thomas Burguer, situada no Conjunto Cruzeiro do Sul, no bairro Brasil Novo.


Conforme o Ministério da Saúde (MS), os voluntários acometidos por doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos de idade ficam impedidos permanentemente de doar sangue. "Quanto às pessoas que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou que colocaram piercing, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses, contados a partir da data do procedimento", ressaltou a assistente social Camila Cansanção.


Postos de coleta - Com relação ainda aos pré-requisitos para se candidatar à doação de sangue, é necessário pesar 50 quilos ou mais, ter entre 16 a 69 anos de idade e, caso seja menor de 18 anos, é obrigatório estar acompanhado dos pais ou responsável legal, com os respectivos documentos comprobatórios. No caso das pessoas que não tenham dormido pelo menos seis horas na noite anterior ao dia da coleta ou que tenham ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas, há impedimento para doar.


Em Maceió, o voluntário pode comparecer às unidades Trapiche ou Via Expressa, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 7h30 às 17h. No interior, as doações de sangue podem ser feitas no Hemoal Arapiraca, na Unidade Eldorado, situada próximo à Escola Alternativa, que funciona de segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h, bem como, aos sábados, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h. Há também o Hemoal Coruripe, que funciona às quintas-feiras, das 9h às 16h.

FONTE: Agência Alagoas

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados