domingo, 21 de abril de 2024
82 99669-5352
Cidades

24/02/2024 às 20h25 - atualizada em 25/02/2024 às 09h14

Alberto Lima

Maceió / AL

Mais de 46 mil estudantes ainda não recadastraram o Passe Livre
Não realizar o procedimento obrigatório implica na suspensão do acesso ao Passe Livre
Mais de 46 mil estudantes ainda não recadastraram o Passe Livre

Um levantamento prévio do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) apontou que, dos 54 mil 200 estudantes ativos em 2023 e que são aguardados para o recadastro em 2024, pouco mais de 7.550 já realizaram a atualização. Não realizar o procedimento obrigatório implica na suspensão do acesso ao Passe Livre e à meia tarifa, que é paga quando o estudante excede os 44 usos gratuitos.


Uma novidade é que, neste ano, os estudantes podem fazer o procedimento pelo celular, por meio do aplicativo Vamu Escolar. A documentação é a mesma e os estudantes podem realizar a atualização de forma cômoda e prática do conforto de casa, sem precisar enfrentar filas. O aplicativo é intuitivo e de fácil entendimento e está disponível para sistemas operacionais Android e iOS.


“A iniciativa é mais um passo na modernização do sistema de transportes da capital. Já temos um dos serviços de bilhetagem mais modernos do Brasil, mas os estudantes ainda tinham que enfrentar filas no período de recadastro. Agora, o procedimento pode ser feito também por um smartphone e sem burocracia. De qualquer forma é importante que não deixem para a última hora”, contou o diretor do Sistema Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Glauco Oliveira.


Para o procedimento, é necessário apresentar originais e cópias da Carteira de Identidade e do CPF, foto 3X4 colorida e atual, comprovante de residência de até três meses e ficha de cadastro/recadastro preenchida, carimbada e assinada pela instituição de ensino, disponível no site do Vamu. Na ocasião, será cobrada uma taxa no valor de R$ 8,00.


A estudante de jornalismo, Lys Mendonça, falou da praticidade de fazer o recadastro pelo app. “Foi bem rápido a resposta do recadastro, no dia seguinte já estava tudo certinho e já poderia usar o cartão normalmente. É bem melhor que ter que se deslocar e ficar horas na fila pra fazer algo que dura menos de cinco minutos”, avaliou.


Pontos tradicionais


Caso queiram realizar a atualização de forma presencial, os estudantes devem comparecer à sede do Vamu, localizada na Rua Buarque de Macedo (Centro), ou terminais do Benedito Bentes, Colina dos Eucaliptos, Cruz das Almas, Salvador Lyra, Trapiche da Barra e Graciliano Ramos

FONTE: FOLHA DE ALAGOAS

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados