Sábado, 18 de maio de 2024
82 99669-5352
Cidades

20/04/2024 às 15h08

Acta

MACEIO / AL

Brota na Grota atende moradores da comunidade Dandara no Benedito Bentes
Serviços contemplaram marcação de exames e consultas, além de outros atendimentos
Brota na Grota atende moradores da comunidade Dandara no Benedito Bentes
Atendimentos do Brota na Grota no Benedito Bentes. Foto: Ascom Segov

Nem mesmo a chuva atrapalhou a edição do Brota na Grota, o maior programa de inovação e inclusão social do Brasil, que foi executada nesta sexta-feira (19).


Desta vez, os atendimentos da Prefeitura de Maceió contemplaram moradores do loteamento Dandara, no bairro Benedito Bentes.


A iniciativa levou novidades no atendimento e contou com os novos serviços, como marcação de consultas e exames médicos através do sistema Pronto! e consulta de cadastro habitacional e ID Jovem.


 


Saúde


Os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estavam aplicando doses das vacinas disponíveis para completar a caderneta de vacinação de jovens e adultos, dentre elas estão a Penta, VIP, VOP, Rotavírus, Meningo C, DTP, Hepatite B etc. Segundo os profissionais, a procura pela imunização superou as expectativas.


Dona Flaviana dos Santos levou o pequeno Igor, 11 anos, para ser vacinado com a ACWY, que combate a meningite. “Muito boa essa ação, porque a comunidade estava precisando. Muitos não vão ao posto de saúde, mas agora o posto veio até nós. Nunca tinha visto nada parecido por aqui. A Prefeitura de Maceió está de parabéns”, comemorou.


O enfermeiro da SMS, Robson Aureliano, ressaltou a relevância do atendimento de saúde realizado no Brota na Grota. “Nunca houve nada parecido com esse trabalho que a Prefeitura de Maceió vem desempenhando. Esse atendimento alcança quem estava ocioso em casa ou quem não poderia se deslocar. Aqui, o usuário encontra diversos serviços à sua disposição. É de grande importância e de uma assistência maravilhosa”, ressaltou.


O agendamento de consultas e exames, realizado através do sistema Pronto!, veio para complementar os serviços da saúde disponíveis no Brota na Grota, contribuindo ainda mais para o bem-estar dos moradores das regiões mais vulneráveis da cidade.


“O Pronto! chegou para auxiliar os pacientes na marcação de exames e consultas, e para saber em que situação está a vaga. Através do sistema, nós conseguimos dar uma resposta de forma mais ágil. Procuramos, também, sempre realizar a marcação em algum local que seja mais próximo do paciente, para facilitar o deslocamento”, afirmou o assistente administrativo da SMS, Pablo Amaral.


Dona Graciete da Silva, 53 anos, foi em busca de marcação de exames através do sistema Pronto! e outros serviços da saúde. “É difícil andar muito e ficar bastante tempo em uma fila para marcar exames, e tendo esse atendimento facilita muito”, revelou.


 


Mulheres


O stand da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) ofereceu diversos atendimentos para as mulheres presentes, como cuidados com a autoestima e oferta de cursos.


O Emprega Mulher é um dos principais serviços do estande da Semuc, já que oferece cursos profissionalizantes, além de disponibilizar a passagem de ônibus das estudantes.


Outros atendimentos essenciais são a assessoria jurídica para as mulheres vítimas de violência doméstica e o encaminhamento para habitação e aluguel Maria da Penha.


A jovem Girlayne Silva, 18 anos, mora nas proximidades e ressaltou que um evento como o Brota na Grota é algo importante para a comunidade. Ao conferir o que havia disponível, ela acabou optando por se inscrever nos cursos de Empreendedorismo e Assistente Administrativo, ambos oferecidos pelo Emprega Mulher.


“Com esses cursos vou aprender mais e acredito que vai ficar mais fácil para eu achar emprego. Esse evento facilitou muito minha vida, porque eu ia precisar descer para resolver isso, mas fizeram perto da minha casa”, disse.


A parceria com o Senai Alagoas ofereceu os seguintes cursos para as mulheres: costureira; depiladora; manicure e pedicure; maquiadora; camareira; doceira; pizzaiola; salgadeira; logística; aproveitamento dos alimentos; montagem de bijuteria; aplicador de revestimento cerâmico; mecânico de motores; mecânico de refrigeração e climatização doméstica; fabricação de biscoito e bolacha; fabricação de produtos com inhame, macaxeira e batata doce; operação de computador; empreendedorismo e mídias sociais.


Para realizar algum dos cursos oferecidos, basta ter acima de 18 anos e o Ensino Fundamental completo.


 


Arte e reciclagem


Em meio a tantos atendimentos, destaque para o gari e artesão José Firmo de Morais, que estava no estande da Autarquia de Desenvolvimento Sustentável de Limpeza Urbana (Alurb). Ele utiliza materiais recicláveis que foram jogados no lixo para fazer suas obras. Fauna e flora brasileiras são suas fontes de inspiração.


“Meu trabalho é confeccionado com material reciclável. Garrafa PET, caixinha de som, carregador de celular etc. Tudo isso que iria prejudicar o meio ambiente eu reutilizo. Transformo o lixo em arte”, comentou.


 


Brota na Grota


O Brota na Grota foi idealizado pelo prefeito JHC, sendo organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov). Tem como objetivo aproximar a Prefeitura de Maceió dos moradores que mais precisam da atenção e dos cuidados da gestão municipal.


Também estiveram presentes na edição desta sexta-feira (19) a Equatorial, o Procon Maceió, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), Secretaria Municipal da Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Habitacional (Semhab), a Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal, a Secretaria Extraordinária da Juventude e do Lazer (SEJL) e o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).

FONTE: Secom Maceió

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados