Sábado, 18 de maio de 2024
82 99669-5352
Cidades

21/04/2024 às 09h51 - atualizada em 21/04/2024 às 11h50

Acta

MACEIO / AL

Prefeitura realiza ações de enfrentamento aos danos causados pelas chuvas em Maceió
Desobstrução de tubulações, plano de contenção de encostas e podas de árvores são alguns serviços que diminuem riscos a população
Prefeitura realiza ações de enfrentamento aos danos causados pelas chuvas em Maceió
Equipes de limpeza recolhem toneladas de lixo que param na faixa de areia. Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió tem realizado ações que visam minimizar os efeitos das chuvas na capital. Equipes de várias pastas estão em campo para atender as demandas da população e realizar as condutas preventivas que garantem a segurança da população.  Em decorrência dessa antecipação que o município desempenha, nenhuma morte foi registrada durante os períodos chuvosos, como registrado em anos anteriores.


As equipes da Defesa seguem monitorando, atendendo chamados da população e emitindo avisos para os cadastrados na plataforma de alerta. O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.


Além do formato em SMS, a Defesa Civil possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram. Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o robô, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra. Como acionar a Defesa Civil de Maceió Em casos de riscos, a população deve ligar para o número 199 ou 156 e descrever o cenário. Uma equipe vai até o local.


Abrindo a quadra chuvosa, desde o último domingo (14), a Central De Atendimento do órgão recebeu 90 chamados, com maior solicitações nos bairros do Jacintinho, Feitosa e Chã da Jaqueira.   O esperado para o todo o mês de abril é um acumulado de 194 mm, e até a última sexta-feira (19) já choveu 189 mm, o que representa 95% do volume total previsto.


No início do ano, ainda no Verão, a Defesa Civil de Maceió colocou em prática o Previne Maceió, plano que visa ações mitigadoras para enfrentar esse período, a exemplo de colocação de lona, encaminhamento de pontos que necessitam de obras de engenharia, entre outras ações desempenhadas com objetivo de diminuir os riscos e salvar vidas. 


Desobstrução de galerias e obras em encostas


Além da Defesa Civil, as equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) trabalham com ações preventivas e atuação nos pontos de alagamento da chuva pelas tubulações, que ficam obstruídas por causa de resíduos descartados irregularmente. Diariamente, os profissionais atuam nos serviços de recuperação, reconstrução, implantação e desobstrução de galerias de águas pluviais. 


A Seminfra possui um setor de drenagem dedicado exclusivamente ao escoamento da água da chuva. As ações consistem na limpeza das galerias, recuperação e substituição do sistema de drenagem, além de implantação de tubulações de águas pluviais em áreas que ainda não contam com esse tipo de infraestrutura. O órgão também recupera bocas de lobo, sarjetas, dentre outros equipamentos do sistema.


No último ano, foram removidos mais de 3 milhões de quilos de entulhos das tubulações de drenagem. Nos três primeiros meses de 2024, o número de lixo retirado já chega a 800 mil quilos. Mais de 320 metros de galerias foram desobstruídos, além de 26 poços de visita e 11 bocas de lobo. Somente em março, as equipes da Seminfra retiraram 238 toneladas de lixo das tubulações do sistema de drenagem. 


Todo trabalho é realizado com o auxílio de caminhões de hidrojateamento, um mecanismo inédito utilizado pela Prefeitura de Maceió, que utiliza água em alta pressão para remover os detritos que obstruem as galerias.  O investimento nos caminhões de hidrojato potencializou a capacidade da Seminfra em retirar as sujeiras que obstruem as galerias, pois eles fazem uma varredura e sucção, alcançando resíduos que não poderiam ser retirados apenas manualmente. O aumento da quantidade de entulhos retirados em 2023 foi de 200% em relação a 2022.  Para solicitar a limpeza de galerias pluviais ou denunciar o descarte irregular de lixo, a população pode entrar em contato por meio do número 156 ou pelo aplicativo Colab.


A pasta ainda tem atuado nas obras de proteção e contenção de encostas, o maior investimento da história da capital alagoana. Maria Patrícia da Silva mora na grota da Alegria, no Benedito Bentes, e relembrou os momentos difíceis que já passou devido ao medo de desabamento da barreira. “A gente não dormia. Eu quase perdi a minha filha e o meu filho. A sorte foi que eu tirei na hora e pensei que a minha casa caiu. Mas hoje, graças a Deus, a gente dorme sem medo”, revelou.


No total, foram investidos  R$ 150 milhões nos serviços que garantem segurança aos maceioenses que habitam em áreas consideradas de risco. Desse valor, já foram aplicados R$ 50 milhões em mais de 20 localidades contempladas com as obras, como Chã da Jaqueira, Bebedouro, Jacintinho, Petrópolis, Benedito Bentes. 


Poda de árvores e limpeza de canais


Outra ação da Prefeitura de Maceió acontece por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) com a intensificação das podas de árvores por toda a cidade. Anteriormente, de forma preventiva, o órgão já realizava o serviço diariamente. Nos primeiros três meses deste ano, foram mais de 2.700 atendimentos executados.


A atuação do órgão neste tipo de ocorrência é importante para evitar que o cidadão passe por transtornos durante os meses do inverno. Em 2023, a Alurb foi decisiva para que os problemas fossem minimizados, trabalhando em cerca de 12 mil casos, entre podas, supressões e atendimentos emergenciais em vias, espaços públicos e grotas de Maceió. Ao todo, mais de 30 profissionais estão envolvidos no trabalho. Além dos agentes de limpeza, que são responsáveis pela realização da poda, os engenheiros agrônomos da Alurb também fazem a avaliação de cada árvore antes de serem podadas para comprovar a necessidade da execução do trabalho.


Após as fortes chuvas que atingiram a capital no início de abril, a Alurb já retirou cerca de 429 toneladas de lixo na foz do Riacho Salgadinho, na Praia da Avenida, derivados do descarte irregular por toda a cidade. A pasta mantém equipes fixas na região a fim de preservar o espaço público e o meio ambiente. Nos três primeiros meses deste ano, mais de 2.600 toneladas de lixo foram recolhidos nas praias. 


No mesmo período do ano passado, em abril,  as equipes de limpeza recolheram cerca de 3 mil toneladas de lixo, com a ajuda de tratores e caçambas, provenientes do descarte irregular em diversos pontos da cidade. O serviço é ampliado no local devido à grande quantidade de resíduos que acabam indo parar na faixa de areia, levados pelo córrego junto com as águas pluviais. Os agentes de limpeza da Autarquia trabalham intensamente na varrição e recolhimento de itens como latas, garrafas de vidro, garrafas PET, plásticos em geral e até volumosos, como sofás, camas e colchões. São mais de 70 agentes de limpeza atuando na faixa de areia da praia e no calçadão, durante três turnos, coletando, principalmente, materiais como garrafas PET, embalagens de isopor, plásticos e resíduos orgânicos deixados pelos frequentadores da área. Estes itens poderiam ser facilmente descartados nas mais de 100 papeleiras instaladas por toda extensão da orla.


Nova tecnologia


Além do recolhimento comum, a Prefeitura iniciou, no começo de abril, a operação da Máquina Saneadora de Praia Rebocável, um equipamento que fica acoplado em um trator e remove pequenos contaminantes, como cigarros, tampas de garrafa e vidros quebrados, que acabam escapando do processo de limpeza diária.  Esta máquina penetra até 30 centímetros abaixo do solo para recolher os resíduos e separá-los através de peneiramento. Seu funcionamento está programado para o fim da tarde, quando a faixa de areia está mais vazia.


A Alurb vem atuando de forma intensa na limpeza de canais em pontos críticos da capital, visando minimizar as consequências das fortes chuvas que atingiram a capital nos últimos dias e possuem previsão de continuar durante a próxima semana. Durante esta semana, os trabalhos se concentram na Grota do Aterro, no Barro Duro, no Canal do Vale do Reginaldo, no Poço, no Canal do Papódromo, no Vergel do Lago, e na Grota do Ipanema, no bairro do São Jorge. No total, cerca de 50 agentes de limpeza atuam nestes pontos, com a ajuda de máquinas retroescavadeiras.


O serviço de limpeza nos campos santos da capital é mais ação da Autarquia. Por conta do período chuvoso, os cemitérios públicos de Maceió recebem um reforço na limpeza, capinação, varrição, pinturas das áreas comuns e o recolhimento de resíduos gerados por quem frequenta os locais ao fazer visitas aos jazigos. A Prefeitura de Maceió segue com equipes de monitoramento 24 horas para proteger a vida da população e orientar aos que residem em áreas de risco. É de extrema importância que fiquem atentos a qualquer indício de perigo, como deslizamentos, desabamentos, quedas de árvore e alagamentos. 


Serviços de emergência Alurb  - As solicitações de limpeza, recolhimento de animais mortos, denúncia de descarte irregular, descarte em terrenos, acumuladores, podas e supressão de árvores, pontos crônicos de lixo e coleta de volumosos podem ser feitas pelo 0800 082 2600, 156 ou enviando fotos e vídeos do problema para o WhatsApp (82) 98802-4834, de segunda a sexta, das 8h às 17h.


Aplicativo Limpeza é Massa - A Autarquia também recebe solicitações pelo aplicativo Limpeza é Massa. Pelo novo canal de atendimento, que está disponível gratuitamente para ser baixado em aparelhos com sistemas Android e IOS, é possível, ainda, receber notificações sobre a coleta domiciliar e fazer denúncias de descarte irregular.

FONTE: Secom Maceió

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados