Sábado, 18 de maio de 2024
82 99669-5352
Tecnologia

13/05/2024 às 17h20 - atualizada em 14/05/2024 às 09h37

Acta

MACEIO / AL

GPT-4o: OpenAI lança novo modelo de inteligência artificial para o ChatGPT
Atualização será liberada gratuitamente para todos os usuários. Empresa também anunciou aplicativo para computador.
GPT-4o: OpenAI lança novo modelo de inteligência artificial para o ChatGPT
Open AI apresenta o ChatGPT-4o, modelo de inteligência artificial que 'conversa', descreve objetos e faz tradução simultânea. FOTO: Reprodução/Youtube

A OpenAI, desenvolvedora do ChatGPT, anunciou nesta segunda-feira (13) o GPT-4o, nova versão do modelo de inteligência artificial (IA) usado pelo ChatGPT, interface em que é possivel "conversar" com o robô. Ele será liberado gradualmente para todos os usuários, inclusive quem está na versão gratuita.


Este é o primeiro modelo da OpenAI criado para combinar textos, imagens e áudios em tempo real por conta própria. As gerações anteriores precisavam de outros modelos de IA para analisar comandos de voz e fotos, por exemplo. A promessa é de que a mudança deixará o ChatGPT ainda mais rápido.


O GPT-4o leva em média 320 milissegundos para responder comandos de áudio, segundo a OpenAI – o tempo mínimo foi de 232 milissegundos. A empresa diz que ele é muito mais veloz que antecessores: em média, o GPT-3.5 leva 2,8 segundos e o GPT-4, 5,4 segundos.


Até então, o ChatGPT seguia várias etapas para analisar e responder comandos de voz. Primeiro, era preciso usar um modelo para converter o áudio para texto. Depois, o GPT-3.5 ou o GPT-4 interpretava o conteúdo e criava uma resposta. Por fim, outro modelo transformava o material de volta para áudio.


"Com o GPT-4o, treinamos um único modelo de ponta a ponta em texto, visão e áudio, o que significa que todas as entradas e saídas são processadas pela mesma rede neural", disse a OpenAI, em comunicado.


Em uma demonstração, o GPT-4o usou a câmera do celular para analisar o visual do usuário em tempo real e dar dicas de como ele poderia se vestir para uma entrevista de emprego. No outro teste, o modelo de IA foi usado para criar uma música.


O presidente-executivo da OpenAI, Sam Altman, afirmou que este é o melhor modelo já criado pela empresa. "É inteligente, é rápido, é nativamente multimodal", disse.


Segundo a empresa, o GPT-4o também tem mais capacidade para entender textos, imagens e áudios do que seu antecessor, o GPT-4, lançado em março de 2023.


A empresa também anunciou um aplicativo do ChatGPT para computador, que se junta à versão para navegadores e um aplicativo para Android e iOS.


Quando o GPT-4o será liberado?


A OpenAI informou que começou a liberar nesta segunda os recursos de texto e imagem do GPT-4o. Usuários da versão gratuita poderão usá-lo com um limite de mensagens que não foi informado, enquanto assinantes do ChatGPT Plus terão um limite maior.


O uso do GPT-4o com comandos de voz será liberado nas próximas semanas para quem paga pelo ChatGPT Plus. E, segundo a empresa, desenvolvedores poderão usar o novo modelo em seus aplicativos pela metade do preço cobrado no GPT-4 Turbo, a geração anterior da IA.

FONTE: g1

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Tecnologia e games

Tecnologia e games

Blog/coluna Tudo sobre tecnologia e games em um só lugar!
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados