Quinta, 19 de setembro de 2024
82 99669-5352
Saúde

03/08/2024 às 13h57

Acta

MACEIO / AL

Meningite avança em Maceió: Ministério da Saúde envia equipe para evitar epidemia
Este ano, capital registrou 19 casos da doença e cinco mortes
Meningite avança em Maceió: Ministério da Saúde envia equipe para evitar epidemia
Este ano, capital registrou 19 casos da doença e cinco mortes. Foto: Reprodução

A capital alagoana, Maceió, enfrenta um aumento significativo de casos de meningite, especialmente do tipo B, que tem afetado principalmente crianças. Diante da gravidade da situação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que equipes do Ministério da Saúde visitarão a cidade para auxiliar no combate à doença.


Desde o início de agosto, a SMS implementou novas medidas para conter o avanço da meningite. Entre as ações estão a coleta de amostras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), realização de exames específicos no Hospital da Cidade e identificação da cepa da bactéria no Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Lacen). Além disso, pacientes com suspeita da doença recebem imediatamente a medicação indicada pelos protocolos do Ministério da Saúde.


Em 2023, foram registrados 19 casos de meningite em Maceió, com cinco óbitos. A maioria dos casos é de meningite meningocócica, principalmente do tipo B. A doença tem atingido principalmente crianças pequenas, com casos concentrados em bairros como Jatiúca, Petrópolis e Benedito Bentes.


A visita do Ministério da Saúde a Maceió tem como objetivo avaliar a situação epidemiológica da cidade e definir estratégias conjuntas para o controle da doença. A data exata da visita ainda não foi divulgada, mas o cronograma das atividades está sendo elaborado.


Especialistas da área da saúde defendem a necessidade de inclusão da vacina contra a meningite B no Sistema Único de Saúde (SUS) para crianças menores de dois anos, como forma de prevenir a doença e controlar o surto. Além disso, a coleta de sangue nas UPAs para diagnóstico precoce é considerada fundamental para o combate à doença.


A meningite em Maceió foi declarada surto pelo Ministério da Saúde no segundo semestre de 2023. De acordo com especialistas, a doença se tornou endêmica na capital, com casos ocorrendo de forma contínua e picos ocasionais.

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados