03/10/2024 às 12h52 - atualizada em 03/10/2024 às 16h13
Acta
MACEIO / AL
Marco La Porta foi eleito o novo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Sua vice será Yane Marques, ex-atleta do pentatlo, que foi medalhista de Bronze em Londres.
Eles venceram a chapa encabeçada pelo atual presidente, Paulo Wanderley, que tentava se reeleger, mesmo sob protestos de atletas e organizações esportivas. A eleição aconteceu nesta quinta-feira (3/10), no Rio de Janeiro, e foi decidida por 30 votos contra 25.
Marco La Porta era vice-presidente de COB e deixou o cargo no início do ano para concorrer à presidência. Já Yane foi escolhida pelos atletas para compor a chapa.
Já Paulo Wanderley registrou a sua chapa nos últimos minutos. Ele sofreu muita resistência porque diversas entidades entenderam que ele tentaria um terceiro mandato, o que é proibido pelo estatuto e o que faria que os repasses federais ao COB pudessem ser suspensos. A lei diz que só recebem o dinheiro aquelas entidades cujo presidente exerça um único mandato com direito a uma única recondução.
Paulo Wanderley afirmava que seu primeiro mandato não contava, porque era tampão. Ele assumiu como presidente após Carlos Arthur Nuzman renunciar ao cargo. A comissão eleitoral do COB concordou com a sua tese e autorizou a sua candidatura.
FONTE: Metrópoles
Há 5 minutos
Carlinhos Maia diz que sofreu abuso na infância: 'Vizinhos, parentes e professora'Há 21 minutos
VÍDEO: Crianças são atropeladas por moto ao descerem de ônibus escolar no interior de AlagoasHá 2 horas
Polícia afasta PMs que escoltavam rival do PCC executado em aeroportoHá 2 horas
Tragédia no Maceió 1: banheiro pode ter sido epicentro da explosão, aponta períciaHá 2 horas
Após maioria para manter condenação de Collor, Mendonça leva recurso para análise presencial do STF