04/10/2024 às 16h04 - atualizada em 05/10/2024 às 10h21
Allan Jones
Maceió / AL
O portal Acta recebeu com exclusividade nesta sexta-feira (04) uma série de denúncias por meio de vídeos que revelam a prática do crime de compra de votos na cidade de Lagoa da Canoa, agreste alagoano (assista aos vídeos abaixo). Elialdo Alves, marido da candidata à Prefeitura de Lagoa da Canoa, Edilza Alves (PP) é flagrado dentro de uma residência com um grupo de pessoas comprando votos.
No local, ele afirma estar ali em nome de sua esposa, a candidata Edilza Alves. Em seguida, contabiliza os votos que serão dados, promete vantagens futuras e entrega, naquele momento, dinheiro em espécie.
Além dele, em outro vídeo dentro de um carro, a atual secretária de Administração de Lagoa da Canoa, Joyce Pinheiro de Souza aparece no vídeo manuseando alta quantia em dinheiro que supostamente seria destinado para a compra de votos também em favor de Edilza.
A conversa acontece entre ela e o secretário municipal de Belo Monte, José Audálio Tenório, que segundo as denúncias, é o principal financiador da campanha do candidato a vereador Nando do Nadinho (Avante).
Veja as imagens:
Em outro vídeo, o candidato a vereador Nando do Nandinho é flagrado dentro um carro conversando com outro homem manuseando alta quantia em dinheiro e afirma que foi Joyce, secretária de administração do município quem repassou a quantia de dinheiro para ele.
No vídeo, Nando do Nandinho demonstra receio pela alta quantia e sugere como solução colocar em sacos de lixo para despistar a polícia.
O candidato Nando do Nandinho é citado em outro vídeo também relacionado a compra de votos. Desta vez, José Audálio Tenório, secretário municipal de Belo Monte, e segundo as denúncias é financiador da campanha de Nando do Nadinho. Ele aparece comprando voto explicitamente e promete mais dinheiro até a eleição dentro de uma residência cercado por dois eleitores.
O eleitor confirma: “Aqui é você e a prefeita”, em referência a Edilza, candidata a prefeita de Lagoa da Canoa.
Em um comprovante de transferência feita por pix encaminhada ao jornalismo do Acta, o candidato a vereador Val do Alexandre também é flagrado em um vídeo realizando a transferência de R$ 800 para um eleitor praticando o crime de compras de votos.
As denúncias foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) por Captação Ilícita de Sufrágio em desfavor da candidata a prefeita Edilza Alves e dos candidatos a vereador Ednaldo Fernando (Nando do Nadinho) e Genival Sampaio (Val do Alexandre), todos por Lagoa da Canoa.
A ação apura a compra de votos e pode cassar o registro de candidatura de Edilza Alves (PP), Nando do Nadinho (Avante) e Genival do Alexandre (PP), além da aplicação de multa a todos os envolvidos. O processo tramita sob n. 0600419-33.2024.6.02.0044.
Além desta ação, está ainda em tramitação uma AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO JUDICIAL ELEITORAL POR ABUSO DE PODER POLÍTICO E ECONÔMICO em desfavor da atual prefeita Tainá Veiga, da candidata a prefeita Edilza Alves e seu candidato a vice-prefeito Jadielson.
A ação pode cassar o registro de candidatura de Edilza e tornar a atual prefeita inelegível. Apura-se a utilização da máquina pública em favor da candidata. Processo sob n. 0600418-48.2024.6.02.0044
A equipe de jornalismo do Acta já entrou em contato com a OAB/AL e o Ministério Público (MP/AL) que já provocados sobre o caso da suposta compra de votos em Lagoa da Canoa.
O Ministério Público informou que o promotor eleitoral de Lagoa da Canoa, Sérgio Vieira, vai instaurar uma notícia de fato eleitoral e requisitar abertura de inquérito à Polícia Federal.
O blog Com a Palavra entrou em contato com assessoria da candidata Edilza Alves que afirmou desconhecer a origem do vídeo envolvendo o seu marido. Joyce Pinheiro de Souza atendeu as ligações e disse que também desconhece o vídeo em que ela é mencionada. Os candidatos a vereadores Nando do Nandinho e Val do Alexandre não atenderam as nossas ligações.
Com a Palavra
Blog/coluna Blog do programa Com a Palavra, que traz, toda semana, entrevistas com personagens relevantes da política e da sociedade alagoanas.Há 4 minutos
Após maioria para manter condenação de Collor, Mendonça leva recurso para análise presencial do STFHá 3 horas
'Nunca testemunhei resposta tão célere', diz Marçal sobre indiciamento da PFHá 3 horas
Prefeitura conclui limpeza em área de desabamento no Conjunto Maceió 1Há 3 horas
Moradores de Riacho Doce bloqueiam a AL-101 Norte em protesto contra a falta de energiaHá 6 horas
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 200 milhões