04/12/2024 às 19h34 - atualizada em 05/12/2024 às 09h12
Acta
MACEIO / AL
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira (4), durante o Fórum Jota em Brasília, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se apresenta como um "candidato fortíssimo" à reeleição, caso a economia esteja em boa situação no ano eleitoral. "Todo candidato à reeleição, se a economia estiver bem situada, é fortíssimo", destacou Lira, de acordo com a Folha de S. Paulo.
Em relação à direita, Lira disse não enxergar outra opção para 2026 a não ser Jair Bolsonaro (PL), ressaltando que a elegibilidade do ex-presidente será uma questão decidida no período eleitoral. "Se tiver elegibilidade ou não, vamos saber no período da eleição. Lula já disputou eleição assim", lembrou, referindo-se à eleição de 2018, quando Lula, preso, ainda liderava a chapa do PT e foi substituído por Fernando Haddad apenas pouco antes do primeiro turno.
Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por uma reunião que realizou com embaixadores quando era presidente para fazer alegações falsas contra a integridade do sistema eletrônico de votação do Brasil antes da eleição de 2022.
Lira também fez uma reflexão sobre a falta de alternativas viáveis para uma terceira via em 2026, sugerindo que, caso o cenário eleitoral seja semelhante ao de 2018, outras opções de candidatos poderiam se tornar “escassas”.
O presidente da Câmara também abordou sua visão sobre o seu futuro após o término de seu mandato à frente da presidência da Câmara. Segundo a reportagem, Lira afirmou que está concentrado em sua sucessão e não cria expectativas sobre os passos que tomará depois de deixar o cargo.
FONTE: Brasil 247
Há 8 minutos
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 10 milhõesHá 11 minutos
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3Há 40 minutos
Ao tentar comprar droga, homem é feito refém após ser acusado de integrar de facção rivalHá 49 minutos
CSA inicia Copa do Nordeste com vitória suada sobre o ConfiançaHá 59 minutos
Golpe do Pix: homem perde R$ 8 mil em compra de moto em Arapiraca