09/01/2025 às 18h59 - atualizada em 10/01/2025 às 10h07
Acta
MACEIO / AL
Pela primeira vez, nesta quinta-feira (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conferiu, no Palácio do Planalto, a galeria atualizada dos ex-presidentes da República. A exposição havia sido depredada nos atos do 8 de janeiro de 2023 e reinaugurada em 6 de novembro do ano passado.
Acompanhado de Valdomiro Luis de Sousa, chefe de gabinete adjunto do Gabinete da Presidência da República, Lula teceu críticas às descrições que acompanham as fotos dos ex-presidentes. As legendas contam apenas com as datas de nascimento e morte.
O chefe do Executivo cobrou mais detalhes sobre os mandatos. “A única coisa que eu quero é que a pessoa quando vier aqui, e olhar pra cara dele, saber a história de cada um”, disse, durante a visita.
“O que eu quero é que conte a história. A Dilma foi eleita, foi reeleita, depois sofreu impeachment, por um golpe. Depois esse aqui não foi eleito (Michel Temer). Tomou posse em função do impeachment da Dilma”, pontuou, sobre o afastamento da então presidente Dilma Rousseff (PT) após três meses de tramitação do processo iniciado no Senado, em agosto de 2016.
Ao chegar na foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), com quem concorreu diretamente no último pleito, Lula disparou: “Depois esse aqui foi eleito em função das mentiras (Jair Bolsonaro). É isso que tem que contar”, concluiu.
Consultado sobre o comentário do presidente Lula, o ex-presidente Michel Temer respondeu: “Sem comentários!”
A CNN tenta contato com ex-presidente Jair Bolsonaro para comentar as declarações de Lula.
Meta
Ainda durante a visita, o presidente defendeu no respeito à soberania nacional de cada país, ao comentar a decisão da Meta de encerrar o seu programa de checagem de fatos e diminuir filtros de conteúdos no Instagram, Facebook e WhatsApp.
Lula anunciou que a decisão da empresa será discutida pelo governo em uma reunião ainda nesta quinta.
“Eu vou fazer uma reunião hoje para discutir a questão da Meta. Eu acho que é extremamente grave as pessoas quererem que a comunicação digital não tenha a mesma responsabilidade de um cara que comete um crime na imprensa escrita”, declarou.
FONTE: CNN Brasil
Há 28 minutos
Ao tentar comprar droga, homem é feito refém após ser acusado de integrar de facção rivalHá 36 minutos
CSA inicia Copa do Nordeste com vitória suada sobre o ConfiançaHá 47 minutos
Golpe do Pix: homem perde R$ 8 mil em compra de moto em ArapiracaHá 51 minutos
Motociclista morre após colisão com caminhão na Avenida Márcio Canuto; motorista foi preso por homicídioHá 58 minutos
Polícia Militar apreende drogas e prende quatro pessoas em estúdio no Jaraguá