23/01/2025 às 12h55 - atualizada em 23/01/2025 às 17h19
Acta
MACEIO / AL
A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) reforça junto à população alagoana a importância do cumprimento do esquema vacinal contra a Covid-19 para crianças de seis meses a menores de 5 anos. A vacinação segue disponível nos postos de vacinação em todo o estado.
Segundo a enfermeira do Programa Nacional de Imunização (PNI), Rafaela Siqueira, devem receber a imunização crianças com idades entre 6 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias. “Após os cinco anos de idade, apenas as crianças que integram os grupos prioritários é que receberão uma dose de reforço. São eles: imunocomprometidos; com comorbidades e deficiência permanente; indígenas; ribeirinhos; quilombolas; que vivem em instituições de longa permanência e em situação de rua”, explicou a infectologista da Sesau, Luciana Pacheco.
Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, o esquema vacinal para crianças nessa faixa etária se dá em três doses, sendo a primeira aos seis meses de idade, a segunda dose após um intervalo de 4 semanas e a terceira dose após 8 semanas da segunda dose.
A infectologista Luciana Pacheco destacou que as crianças de 6 meses e menores de 5 anos que não foram vacinadas ou que estão com doses atrasadas poderão completar o esquema de três doses, respeitando os mesmos intervalos.
“O importante é que os pais e responsáveis entendam a importância de levar seus filhos para os postos de saúde e completar o esquema vacinal. Esse é um gesto de amor e responsabilidade que garante a segurança das crianças e de toda a sociedade”, reforçou a médica.
Dados
Segundo informações da Rede Nacional de Dados em Saúde, entre os anos de 2021 e 2025 apenas 26,2% das crianças entre seis meses e dois anos receberam a segunda dose do imunizante e 5,5% a terceira. Entre três e quatro anos os números são de 18,9% para a segunda dose e 8,6% para a terceira.
“A vacinação é segura e é o meio mais eficaz para assegurar que nossas crianças se previnam não apenas contra Covid-19, mas contra várias doenças graves. Por isso todos devem procurar os postos de saúde de seus municípios e manter o seu calendário vacinal atualizado”, destacou o secretário estadual de saúde, Gustavo Pontes de Miranda.
FONTE: Ascom Sesau
Há 24 minutos
Menina de 7 anos, natural de Alagoas, morre atropelada por moto em AracajuHá 41 minutos
Mulher morre e marido fica gravemente ferido após colisão com caminhão na Rota do MarHá 49 minutos
Polícia prende estelionatário foragido de Alagoas em cidade de São PauloHá 52 minutos
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5Há 1 hora
Operação apreende 118 kg de maconha em Marechal Deodoro; droga abasteceria Maceió