Sexta, 20 de junho de 2025
82 99669-5352
Polícia

10/06/2025 às 08h32 - atualizada em 10/06/2025 às 13h52

Acta

MACEIO / AL

Polícia Civil de Alagoas prende advogado no Paraná por fraudes na Comarca de Capela
Crimes teriam sido cometidos em processo na comarca de Capela, no interior de Alagoas
Polícia Civil de Alagoas prende advogado no Paraná por fraudes na Comarca de Capela
Foto: Ascom PCAL

A Polícia Civil de Alagoas (PCAL), por meio da Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), deflagrou neste final de semana a Operação Praedatorius Patronum (Patrono Predatório, em latim) e prendeu preventivamente um advogado no estado do Paraná. 


A ação teve início a partir de uma comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que apontava possíveis irregularidades cometidas pelo advogado em um processo que tramita na comarca de Capela-AL.


As investigações revelaram que o suspeito teria praticado crimes como fraude processual, falsidade ideológica e patrocínio infiel. 


Ele atuava em um processo civil representando uma pessoa que sequer tinha conhecimento da existência da ação ajuizada supostamente em seu benefício.


Diante dos fatos, a PCAL representou pela expedição de mandados judiciais, que foram deferidos pela Comarca de Capela. 


A equipe da Dinpol, sob coordenação do delegado Thales Araújo, deslocou-se até a cidade de Paranavaí, no Paraná, onde contou com o apoio do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil do Paraná (PCPR) e com o suporte tático-operacional da 8ª Subdivisão da PCPR, sob coordenação do delegado Francisco Gilson Filho e do chefe de operações da 8ª SDP, Marcelo Trevizan.


Durante o cumprimento dos mandados — ao todo, seis de busca e apreensão e um de prisão preventiva — foram apreendidos computadores, celulares e diversas documentações referentes à atuação do investigado em processos no estado de Alagoas. 


O delegado Thales Araújo também enfatiza a parceria entre as instituições. "Mais uma operação interestadual exitosa realizada pela Polícia Civil de Alagoas, com apoio da Polícia Civil do Paraná. A integração das forças policiais em todo o Brasil aprimora o conhecimento das práticas criminosas, aumenta a eficiência das operações policiais e cria mecanismos de prevenção e repreensão contra o crime", disse o diretor da Dinpol/PCAL.


Todo o material apreendido será analisado para aprofundar a apuração e reunir mais provas da materialidade dos crimes supostamente cometidos pelo advogado no exercício da profissão.

FONTE: Ascom PCAL

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2025 :: Todos os direitos reservados