Quinta, 28 de março de 2024
82 99669-5352
Política

14/09/2021 às 19h14 - atualizada em 15/09/2021 às 08h57

Acta

MACEIO / AL

Em carta, Léo Pinheiro volta atrás em delação contra Lula
Em 2019, empreiteiro acusou o ex-presidente de de corrupção e tráfico de influência. Processo acabou arquivado após recuo do empresário.
Em carta, Léo Pinheiro volta atrás em delação contra Lula
Aline Massuca/Metropoles

Ex-presidente da construtora OAS e uma das figuras centrais da Operação Lava-Jato, Léo Pinheiro escreveu carta em que nega as acusações feitas contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Firmada em 2019, a delação de Léo Pinheiro apontou que Lula atuou pessoalmente para que o Brasil conquistasse um espaço maior no Banco Centro-Americano de Integração Econômica (BCIE) e beneficiasse a empreiteira.


Agora, o empresário mudou a versão. Na carta, escrita a mão em maio e anexada ao processo em junho, Pinheiro afirma desconhecer o pagamento de propina a autoridades investigadas no caso e que não sabe se houve intercessão de Lula.


A carta foi usada pela defesa do ex-presidente petista para solicitar o arquivamento da acusação de corrupção e tráfico de influência internacional.


“Não tenho conhecimento, nem autorizei nenhum pagamento ou oferta de vantagens indevidas ou me foi solicitado ou exigida pelas pessoas (autoridades) citadas no questionamento (a)… Não houve nenhuma menção direta ou indireta sobre vantagens indevida…”, destaca Léo Pinheiro em trechos do manuscrito.


Na delação, agora desmentida, o empresário cita uma viagem à Costa Rica, em que teria pedido a Lula que realizasse uma audiência com Nick Rischbieth, presidente do BCIE.


Dois anos depois a história mudou de rumo. “A empresa OAS não obteve nenhuma vantagem, pois inclusive não foi beneficiada por empréstimos do BCIE”, concluiu.


A delação afirmava, segundo Pinheiro, que Lula agiria para aumentar a participação do Brasil na estrutura societária da instituição financeira, “bem como credenciar a OAS a realizar parceria com tal banco”.


À época,  empreiteiro detalhou o encontro, que teria ocorrido na suíte onde Lula estava hospedado e que contou com a presença dele de outro executivo da OAS, o diretor Augusto Uzeda. Em depoimento às autoridades, Uzeda negou a realização dessa reunião.


Novas cartas


Segundo interlocutores do ex-presidente da OAS, ele pretende fazer outras cartas voltando atrás em trechos de seu acordo envolvendo Lula.


Um depoimento do empreiteiro dado antes de ele assinar sua delação foi usado para condenar Lula no Caso do Triplex, que neste ano foi anulado.

FONTE: Metrópoles

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Facebook
© Copyright 2024 :: Todos os direitos reservados