02/06/2025 às 12h32 - atualizada em 02/06/2025 às 19h21
Acta
MACEIO / AL
Nesta segunda-feira (2), um trecho da Rua Professor José da Silveira Camerino, no bairro do Pinheiro, em Maceió, foi interditado para a demolição preventiva de um edifício localizado na chamada Área 00 (realocação) do Mapa de Linhas de Ações Prioritárias (versão 5), que delimita as regiões afetadas pelo afundamento do solo.
A demolição faz parte do processo de preparação do terreno para a futura duplicação da via, uma das obras de mobilidade urbana em andamento na capital alagoana. Assim como nas demais intervenções coordenadas pela Defesa Civil de Maceió, o procedimento segue todos os protocolos de segurança e de proteção ambiental.
A metodologia utilizada é chamada de “desconstrução”, recomendada mundialmente para demolições de imóveis de grande porte em áreas urbanas. Para isso, uma máquina de longo alcance (Ultra HighReach - fabricada no Reino Unido) usa uma tesoura hidráulica para fragmentar a estrutura dos andares da edificação, de cima para baixo.
Os trabalhos de demolição acontecem de segunda a sábado, das 7 às 17 horas, e a previsão é que sejam concluídos no prazo de 50 dias.
A demolição dos imóveis desocupados é licenciada pelos órgãos competentes e está prevista no Termo de Acordo Socioambiental, assinado em dezembro de 2020, pelo Ministério Público Federal (MPF), com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.
Vias alternativas
Para garantir a segurança de quem circula pelo local, a Rua José da Silveira Camerino será interditada nas proximidades do edifício e o trânsito desviado para rotas alternativas até julho, a serem sinalizadas pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT).
Como via alternativa, os motoristas podem utilizar os acessos pelas Ruas Cônego Cavalcante de Oliveira, Clarêncio Jucá e Ricardo César de Melo.
Linhas de ônibus
As linhas de ônibus que passam pela região deverão, ao saírem da ladeira do Calmon, acessar a Rua Tereza de Azevedo e, logo após, a Avenida Fernandes Lima, por onde seguirão com seus itinerários habituais, sentidos Centro e Orla.
Na volta para os bairros, os trajetos não sofrerão alterações.
FONTE: Secom Maceió
Há 7 minutos
[Vídeo] Acidente entre motos deixa uma mulher morta e um homem ferido em MaceióHá 15 minutos
Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 45 milhõesHá 20 minutos
Homem é preso por importunação sexual em UBS no bairro São Jorge, em MaceióHá 10 horas
Na Câmara, vereadores criticam a Prefeitura de Maceió pela demora no envio do Plano Diretor: “Não deram nem justificativa”Há 13 horas
Mais de 81 mil títulos eleitorais foram cancelados em Alagoas