03/06/2025 às 19h10 - atualizada em 03/06/2025 às 19h15
Derek Gustavo
Maceió / AL
A Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) atualizou os números da Operação Saint Luis, deflagrada nesta terça-feira (3) contra integrantes de facções criminosas com atuação comprovada nos municípios de São Luís do Quitunde, Paripueira e Barra de Santo Antônio.
Até o momento, 9 pessoas foram presas. Um criminosos reagiu à abordagem policial. Ele chegou a ser socorrido ao hospital mas não resistiu e morreu.
Além das prisões, foram apreendidas:
- 6 armas de fogo, sendo 1 pistola calibre 9mm, 2 revólveres calibre 38 e 3 espingardas;
- Munições de calubres diversos;
- R$ 13.300,00 em espécie.
“A operação atingiu em cheio estruturas importantes do crime organizado em São Luís do Quitunde e municípios vizinhos. A SSP vem intensificando o trabalho de inteligência e repressão qualificada, com foco na desarticulação de facções e na proteção da população”, afirmou o secretário de Estado da Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva.
A investigação, conduzida pela Diretoria de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), com apoio da 8ª Companhia de Polícia Militar Independente (8ª CPM/I), revelou a existência de núcleos operacionais das facções em pontos estratégicos da região, como o Alto do Redentor, a Rua do Dendê e o bairro Quitunde, locais que vinham sendo tomados pela violência associada ao tráfico de drogas e homicídios.
A operação contou com efetivo expressivo da Polícia Civil e da Polícia Militar, envolvendo unidades especializadas como o BOPE, ROTAM, BPRv, RPMon, CPChoque, CPRaio, CORE e DRACCO, além de efetivos dos 2º, 6º, 8º e 14º BPMs, e apoio aéreo do Departamento Estadual de Aviação (DEA). Os mandados foram expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital, com base em provas técnicas robustas coletadas durante meses de apuração.
“A organização criminosa agia com violência extrema e forte armamento. Atingimos um dos principais comandos da facção na região, inclusive com a prisão de um dos líderes do grupo”, explicou o diretor da DRACCO, delegado Igor Diego.
“O trabalho integrado das forças de segurança tem sido decisivo para enfraquecer a atuação das facções em Alagoas. Essa operação mostra a efetividade da inteligência policial e o compromisso com o enfrentamento ao crime organizado”, destacou o chefe da Inteligência Integrada da SSP, delegado Gustavo Henrique.
A SSP reforça que o combate ao crime organizado é uma prioridade permanente do Governo do Estado e destaca a importância da participação da população. Informações que levem à prisão de criminosos podem ser repassadas, de forma anônima e gratuita, por meio do Disque Denúncia 181.
FONTE: com informações da Ascom SSP-AL
Há 49 minutos
Secretaria de Segurança divulga imagem de suspeito de tentativa de homicídio em MaceióHá 60 minutos
MPF denuncia mandante de assassinato de Bruno Pereira e Dom PhillipsHá 1 hora
Trump diz que Musk 'ficou louco'; bilionário associa presidente a escândalo sexualHá 1 hora
Ministro anuncia sistema de alerta de desastres da Defesa Civil Nacional para o NordesteHá 1 hora
Switch 2 é lançado no Brasil: Nintendo responde principais perguntas sobre novo console