06/06/2025 às 15h49
Acta
MACEIO / AL
A Defesa Civil Estadual vai realizar, no dia 14 de junho, um teste de demonstração do novo Sistema de Alerta de Desastres em quatro municípios alagoanos: Maceió, São Luiz do Quitunde, Pilar e Marechal Deodoro.
“O telefone vai tocar para todos os moradores desses municípios, que vão receber sinal sonoro e uma mensagem de texto para testar o novo sistema de alerta de desastres”, informou o coordenador Estadual da Defesa Civil, coronel Moisés Melo, em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (6) na sede da Defesa Civil Estadual.
Moisés salientou que Alagoas foi o segundo estado do país a conseguir avançar neste sistema, que permite emitir uma alerta com precisão independente do cadastro prévio das pessoas. "A emissão dos alertas será feita em situações severas ou extremas, onde realmente seja imediata a necessidade de evacuação da população, e isso requer um planejamento prévio que envolve a Defesa Civil Estadual, a Nacional e as municipais, de forma conseguir antecipar a situação de catástrofe”, observou o coronel Moisés.
O coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Anderson Neves, veio a Alagoas para divulgar a nova ferramenta, lançada pelo Governo Federal e que coloca à disposição a emissão de alerta de desastres em áreas definidas. O serviço atende todos os cidadãos que possuem celular de qualquer operadora, sem necessidade de cadastro prévio. “O sistema funciona a partir de um envio de um sinal sonoro e uma mensagem de texto, enviado via SMS. O usuário não precisa ter internet particular, basta estar conectado a uma rede local”, explicou Anderson.
A nova ferramenta já está em funcionamento nos estados das regiões sudeste e sul, e a equipe do Cenad já começou a fazer o treinamento dos integrantes das defesas civis das regiões Norte e Centro-Oeste. “É um sistema que já existe em vários países e que facilita bastante a interação entre o ente governamental com a população. Nós já temos algumas ferramentas que fazem esse tipo de envio de informações à população, porém esse é levado para situações de severidade ou fenômenos extremos em localidades definidas, independente de cadastro dos moradores”, salientou Anderson.
O sistema de alerta será operado pelos técnicos da Defesa Civil Estadual. Os municípios de Pilar, São Luiz do Quitunde, Pilar e Marechal Deodoro foram escolhidos para o teste por apresentarem os maiores índices de desastres meteorológicos severos ou extremos. “A partir da realização, o sistema deve entrar em operação para todos os municípios alagoanos dentro de quatro a cinco dias”, adiantou o major Silva Melo, da equipe da Defesa Estadual para emissão dos alertas.
O sargento Cavalcante, que também integra a equipe de emissão de alerta, observou que graças ao trabalho da Defesa Civil para prevenção de desastres, o estado de Alagoas vem caminhando para registro zero de mortes este ano, durante eventos meteorológicos severos e extremos.
FONTE: Agência Alagoas
Há 13 horas
ImunizaVan percorre bairros de Maceió levando vacinação contra a Influenza a partir desta segunda (9)Há 14 horas
VÍDEO: Homem dá tapa no rosto de criança ao confundi-la com bebê reborn em MGHá 14 horas
Polícia Civil prende homem que abusou sexualmente de uma menina de 8 anosHá 14 horas
Ancelotti aponta problema da Seleção Brasileira contra o EquadorHá 14 horas
Moraes deve ordenar prisão definitiva de Zambelli na segunda-feira