07/06/2025 às 14h24 - atualizada em 07/06/2025 às 14h37
Acta
MACEIO / AL
Um tiroteio durante uma operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro deixou um jovem morto e outras cinco pessoas feridas, entre a noite desta sexta-feira (6) e a madrugada deste sábado (7), em uma festa junina.
O caso ocorreu durante uma ação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) no Morro do Santo Amaro, no Catete, na zona sul do Rio de Janeiro.
Em vídeos que circulam nas redes sociais é possível ver diversos moradores da região dançando no local, em um evento programado de festa junina, quando os tiros começam. "Muita gente ferida e em pânico", disse uma das testemunhas em uma publicação.
Veja as imagens:
Outro morador da região também se manifestou: "Não era baile funk, não tinha apologia ao crime, não tinha ostentação". Ainda segundo o relato, o evento era uma festa junina, com o objetivo de levar cultura e lazer para a comunidade. "Santo Amaro pede paz", completou.
A Polícia Civil afirmou que foi acionada e está investigando a morte do jovem, identificado como Herus Guimarães Mendes da Conceição.
O Hospital Glória D'Or, unidade para a qual a vítima foi levada após ser atingida, informou que o paciente deu entrada na emergência em estado gravíssimo. "Após exaustivas manobras de ressuscitação, ele não resistiu e veio a óbito logo na sequência", disse o hospital.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio (SMS) afirmou que cinco feridos por disparos deram entrada no Hospital Municipal Souza Aguiar. Quatro deles estão em estado estável, enquanto um permanece em estado grave.
Operação era "emergencial", diz PM
Procurada, a Polícia Militar afirmou que os agentes realizaram uma ação emergencial para verificar se havia a presença de criminosos armados reunidos na comunidade. A informação é de que os suspeitos estariam se preparando para um possível confronto com criminosos rivais, em razão de uma disputa de territórios na região.
Em nota, a corporação ressaltou que, no momento da ação, "os criminosos atiraram contra os policiais, porém não houve revide por parte das equipes". No entanto, posteriormente, "em outro ponto da comunidade, os criminosos atacaram as equipes novamente", fato que provocou o confronto.
O comunicado da PM diz ainda que "as equipes utilizavam câmeras de uso corporal e as imagens já estão sendo captadas e analisadas pela Corregedoria da Corporação".
O comando do BOPE instaurou um procedimento para analisar as circunstâncias da ocorrência, que foi registrada na 9ª DP.
Nas redes sociais, a Ministra da Igualdade Racial do Brasil, Anielle Franco, se manifestou e afirmou que "a favela merece respeito". A ministra ainda destacou que o caso é "revoltante e desesperador".
"Minha solidariedade às famílias que hoje choram. Oficiaremos às autoridades do Estado e órgãos de controle para que as razões e os efeitos dessa operação sejam apresentados. A juventude negra precisa viver! A favela merece respeito", completou Anielle.
FONTE: CNN Brasil
Há 4 horas
VÍDEO: Operação da PM durante festa junina deixa um morto e cinco feridos no RioHá 4 horas
Corpo é encontrado em cova rasa na zona rural de CoruripeHá 5 horas
Secretaria da Fazenda flagra 33 toneladas de alimentos irregulares em MaceióHá 5 horas
Lula defende viagens ao exterior e diz desconhecer custos: 'Estamos fazendo o que todo presidente precisa fazer'Há 5 horas
Justiça concede liberdade a homem que agrediu bebê acreditando ser "reborn"